quinta-feira, 22 de novembro de 2007

A LENDA DA KOMBI BRANCA

Na manhã do dia 2 de dezembro de 1969, uma Kombi branca, com placa do Tenesse, lotada de hippies chapados de maconha seguia pela Route 66, rumo a Altamont, na Califórnia, onde os Stones se apresentariam quatro dias depois. Em determinado ponto do caminho, porém, pegaram uma estrada transversal e seguiram em direção ao sul e foram parar no estado do Arizona. Ninguém sabe se por distração ou por chapação, ou pelas duas coisas juntas. Acontece que nenhum dos ocupantes do veículo deu conta do erro e quando viram estavam na beira do Grand Canyon. Pararam de dedilhar suas canções naquelas guitarras desafinadas e desceram aturdidos para ver o que era aquilo. As meninas, quatro ao todo, com flores no cabelo, deram as mãos e começaram a cantar um antigo poema indígena, um dos hippies, que por sinal era bem parecido com um índio apache, acendeu outro cigarro de maconha e chaparam todos enquanto o sol descia por detrás daquelas imensas paredes de Canyons.- Então Altamont é um Canyon – um deles falou depois.
- Sóóóóóóó......e fomos os primeiros à chegar – outro comentou.
- Passa a bola – alguém disse.
- Saca só o sol.
- Maneiro.
- Nem os Stones chegaram ainda.
E seguiram nessa conversa, por horas a fio. De noite, fizeram uma fogueira ao lado da Kombi e continuaram cantando suas canções naquelas guitarras desafinadas – SE VOCÊ ESTIVER INDO PARA SÃO FRANCISCO, DEIXE-ME COLOCAR ALGUMAS FLORES NO SEU CABELO – e esse tipo de coisa. Volta e meia, as meninas faziam uma nova roda e então cantavam uma canção folclórica qualquer.
- Vamos colher umas flores – uma delas propôs.
- Vamos tomar um banho naquele rio – a outra apontou para o precipício.
- Deve ter uma cachoeira em algum lugar por aqui.
- Passa a bola.
- Cadê os Stones?
- Ei, cadê todo mundo?
Dizem que os hippies continuam naquele canto desértico do Arizona até hoje, esperando pela apresentação dos Stones. Há quem afirme ter-los visto no Google Earth, mas isso é coisa difícil de acreditar. O mais provável é que naquele lugar tenha surgido uma comunidade alternativa vegetariana anarquista, vai saber. Ninguém sabe também como essa lenda surgiu, se algum dos ocupantes da Kombi abandonou o deserto, cansado de esperar tanto tempo pelos Stones ou se a estória não passa de invenção. O fato é que em quase todo o sul dos Estados Unidos corre a lenda de que se uma Kombi branca lotada de hippies chapados de maconha cruzar o seu caminho, não importa o dia ou a hora – você estará perdido ou eles estarão perdidos ou as duas coisas juntas. Quem é que vai saber?

2 comentários:

Rafael Mafra disse...

Muito louco!
Gostei pra cecete!

Abraços!

Alessandro disse...

Eu vi! Eu vi!

Eu os vi no Google Earth! Eh eh eh!

Queria ter escrito isso, Paulinho.

Abraço pra ti! :-)